Reviver https://vidareviverlarparaidosos.com Espaço Para Idosos Wed, 06 Nov 2024 17:10:55 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.1 https://vidareviverlarparaidosos.com/wp-content/uploads/2024/10/Design-sem-nome-4-1-150x150.png Reviver https://vidareviverlarparaidosos.com 32 32 Lar de idosos: cuidados na hora de escolher https://vidareviverlarparaidosos.com/lar-de-idosos-cuidados-na-hora-de-escolher/ Wed, 06 Nov 2024 17:10:55 +0000 https://vidareviverlarparaidosos.com/?p=253 Escolher um lar de idosos é uma tarefa importante. Afinal, optar por uma clínica que ofereça boa assistência é fundamental para a saúde e bem-estar de uma pessoa especial para todos e que, agora, precisa de um cuidado profissional por mais tempo.

Além de visitar instituições, é necessário estar atento a algumas pegadinhas. Infelizmente, para fechar contratos, algumas empresas não são tão claras com o cliente. Como dica geral para qualquer veredito sobre a clínica, aconselhamos que você converse com profissionais de saúde.

É como quando procuramos por um carro, antes de comprar, perguntamos para amigos que entendem mais de automóveis e até recorremos a mecânicos para atestar as afirmações do vendedor. No caso de clínica de idosos, você deve perguntar a profissionais de saúde e quem já teve, ou tem, familiares nas instituições avaliadas.

Temos outras orientações essenciais para fazer uma boa escolha e não deixar se enganar. Fique com a gente e descubra as pegadinhas e como não cair nelas!

1. Não têm serviços que dizem oferecer

Para convencer o familiar a fechar com a instituição, algumas clínicas fazem parecer que há certos serviços inexistentes no local. Um exemplo muito recorrente é o serviço de enfermagem 24 horas.

“Muitas vezes, o técnico em enfermagem não fica na instituição o todo tempo. É comum haver cuidadores e até estagiários da área da saúde em vez do profissional da área. Isso pode levar a pessoa que está procurando um lar de idosos a cair nessa pegadinha”, afirma Gabriel Oliveira, gestor da Novo Lar.

Também é preciso entender se a quantidade de técnicos ou enfermeiros é suficiente para todos os moradores da casa. Uma pessoa apenas não consegue lidar com duas intercorrências simultâneas na instituição, o que pode acontecer.

Importante checar como é a presença de médicos, de preferência, geriatras, os especialistas na saúde dos idosos. Psiquiatras podem atuar em casos específicos, mas os geriatras são essenciais. Não é preciso que estejam o tempo inteiro na instituição, mas que sejam profissionais disponíveis para a clínica, com visitas frequentes.

Fonoaudiólogos, fisioterapeutas, os próprios psiquiatras podem ser contratados de acordo com a demanda. Isso permite ajuste de valor da mensalidade de acordo com o que o idoso realmente precisa.

Como verificar se o serviço existe

Gabriel aconselha perguntar a quantidade de profissionais, com qual frequência ficam na instituição e como funciona o atendimento deles. Se o gestor estiver maquiando os serviços, é muito provável que deixe pistas durante as respostas.

Questione, também, se as pessoas são formadas ou parte delas são estagiárias. “Desconfie do jaleco branco, ele não é prova de que é um médico, técnico ou enfermeiro”, ressalta Gabriel.

2. Visitas apenas com horário marcado

Uma das regras que levantam suspeitas em instituições de longa permanência para idosos é a restrição do horário de visitas. Afinal, é possível deixar tudo preparado para o familiar não desconfiar que há alguma irregularidade.

Boa parte dos idosos não conseguem falar sobre como é o local, já que uma parcela não é lúcida. Assim, é o familiar quem vai atestar as condições, quando vai pessoalmente à instituição. Chegar a qualquer momento não deixa brechas para a instituição esconder irregularidades, mostra que o local preza pela transparência.

3. Refeições

Outro ponto muito importante nas clínicas geriátricas é a alimentação. É preciso checar como são as refeições e quantas vezes são servidas. Além de perguntar, visitar a instituição no horário do almoço, por exemplo, ajuda a entender como a empresa trata essa questão fundamental para saúde e bem-estar dos idosos.

4. Gastos extras camuflados

Também há letras miúdas nos contratos dos lares de idosos. É preciso colocar uma lupa no contrato para entender quais despesas estão incluídas na proposta.

Rematrícula

Uma prática recorrente é a cobrança de rematrícula anual. Não existe legislação que regulamente essa taxa nem que proíba, porém, o ideal é que você opte por uma clínica sem cobrança de rematrícula.

Assim, a manutenção do idoso na casa torna-se mais viável. O valor pode ser utilizado para outros gastos, como compra de medicamentos, contratação de fonoaudiólogo e outros profissionais.

Décimo terceiro salário

É correto pagar 13º salário para clínica de idoso no valor de uma mensalidade? Não, em nossa avaliação a cobrança é desnecessária. O lar pode alegar que está no contrato e é possível estar mesmo, por isso é preciso que você verifique. Esse valor pode ser usado para outros custos e há muitas clínicas boas que não pedem o décimo terceiro, por isso analise essas opções.

Outros gastos extras

Gastos extras podem acontecer, mas é preciso ter clareza de quais são e se é justo antes assinar com a instituição. Caso contrário, podem tornar o custeio da assistência especializada ao idoso inviável para a família.

Verifique tudo para que não comprometa o orçamento. Como falamos antes, existem bons lugares para o idoso que não oneram os familiares.

5. Fornecimento de remédios e contratação de profissionais apenas na clínica

Algumas instituições alegam que a medicação só pode ser obtida na clínica. Essa exigência não permite que os responsáveis pelos internos analisem diferentes preços nas drogarias. Também dificulta saber se o medicamento é bem administrado.

A contratação externa de profissionais como fisioterapeutas e fonoaudiólogos também precisa ser verificada. Muitas vezes, o idoso chega ao lar já em tratamento com esse tipo de profissional, construiu um vínculo com ele e confia.

Mesmo que seja necessária uma contratação posterior, vetar a contratação limita as opções da família e pode torná-los reféns dos valores da clínica. Assim, não é uma situação ideal.

6. Regras na finalização do contrato

É um direito do familiar mudar de instituição por qualquer motivo. Mas algumas clínicas de idosos aplicam multas rescisórias altas para dificultar a saída. Essa e outras regras podem comprometer o cuidado com o idoso e até a viabilidade de tratamentos, se o motivo de deixar o local é financeiro.

É outro ponto a se verificar antes de fechar contrato.

7. Procedimentos no caso de falecimento do idoso no lar

A perda do idoso é um momento delicado para a família. Infelizmente, algumas clínicas complicam ainda mais esse dia. O ideal é que o lar de idosos tenha um médico para os procedimentos iniciais, atestar a morte, e encaminhamento à funerária. Em algumas empresas, até os trâmites iniciais são responsabilidade da família. Há, ainda, instituições que cobram pelo atestado de óbito.

Verifique qual é o passo a passo para passar por esse momento com um pouco mais de tranquilidade.

]]>
Conheça o Estatuto do Idoso https://vidareviverlarparaidosos.com/conheca-o-estatuto-do-idoso/ Wed, 06 Nov 2024 17:09:45 +0000 https://vidareviverlarparaidosos.com/?p=249 Os direitos dos cidadãos com idade superior a 60 anos, segundo o Estatuto do Idoso

 

Nada mais interessante, do que começar nossos posts, abordando a respeito da Lei de Direito do Idoso, que protege a auxilia aqueles que são classificados como indivíduos componentes da Terceira Idade.

Neste post, nossa intenção é de informar àquela parcela da sociedade que faz parte deste público – até mesmo aqueles que convivem com pessoas de 60 anos ou mais – mas não tem conhecimento prático desses direitos e deveres, abordando os principais itens e ressaltando os principais pontos desta Lei.

O Estatuto do Idoso prevê em suas diretrizes as seguintes leis de proteção à terceira idade e o direito do idoso:

NA SAÚDE: O idoso tem atendimento preferencial no Sistema Único de Saúde (SUS). A distribuição de remédios aos idosos, principalmente os de uso continuado (hipertensão, diabetes etc.), deve ser gratuita, assim como a de próteses e órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação; Os planos de saúde não podem reajustar as mensalidades de acordo com o critério da idade.

ENTIDADES DE ATENDIMENTO AO IDOSO: A fiscalização dessas instituições fica a cargo do Conselho Municipal do Idoso de cada cidade, da Vigilância Sanitária e do Ministério Público. A punição em caso de mau atendimento aos idosos vai de advertência e multa até a interdição da unidade e a proibição do atendimento aos idosos.

LAZER: Descontos de 50% em atividades culturais, de lazer e esporte;

FINANÇAS: reajuste dos benefícios da aposentadoria na mesma data do reajuste do salário mínimo; Concessão de um salário mínimo mensal para os idosos acima de 65 anos que não possuam meios para prover sua subsistência, nem de tê-la provida por sua família;

O Estatuto prevê ainda punição para quem:

– Discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias ou aos meios de transporte, por motivo de idade;

– Deixar de prestar assistência ao idoso, ou recusar, retardar ou dificultar que outros o façam;

– Abandonar idosos em hospitais, casas de saúde, instituições de longa permanência (ILPI) ou congêneres;

– Expor em perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes, privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-o a trabalho excessivo e inadequado;

– Apropriar-se ou desviar bens, proventos, pensão ou qualquer outro tipo de rendimento do idoso;

– Induzir pessoa idosa sem discernimento de seus atos a outorgar procuração para fins de administração de bens ou deles dispor livremente;

– Coagir, de qualquer modo, o idoso a doar, contratar, testar ou outorgar procuração.

Enfim, abordamos acima, alguns dos principais assuntos da Lei No 10.741, de Outubro de 2003 – Estatuto do Idoso.

É função das Instituições de saúde, informar sempre que for preciso, a respeito de tudo que faça valer a defesa dos Idosos, não bastando somente em seguir a Lei, mas sim, tratar de forma cordial, honesta, respeitosa e com atenção merecida a todos os idosos que conhecemos e/ou que temos contato.

 

PALAVRAS-CHAVE

Estatuto do IdosoDireito do IdosoIdosoTerceira IdadeSaúde do IdosoSaúdeInstituição de Longa PermanênciaILPI.

REFERÊNCIAS

http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2006/09/27/principais-pontos-do-estatuto-do-idoso

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.741.htm

]]>
Como escolher a clínica geriátrica certa? https://vidareviverlarparaidosos.com/como-escolher-a-clinica-geriatrica-certa/ Wed, 06 Nov 2024 17:06:43 +0000 https://vidareviverlarparaidosos.com/?p=244 Confira as dicas que separamos para você escolher a clínica geriátrica certa!

 

O momento de escolher uma clínica geriátrica para alguém da família traz um mix de sentimentos. Estamos diante da realidade, na maioria dos casos, que o idoso não pode mais ficar sozinho ou sem cuidados 24 horas. Por isso, os familiares buscam uma instituição na qual a pessoa, além de estar sob o olhar de profissionais da saúde, se sentirá bem.

Com esse nobre objetivo, muita gente pensa:

“E se fosse eu no lugar dele? Como gostaria que a clínica geriátrica fosse?”.

Mas as perguntas devem ser outras:

“O local cumpre os pré-requisitos básicos de uma instituição para idosos?”

“O que ele (a) gostaria?”

“O lar de idosos consegue atender às necessidades dele (a)?”

Neste artigo, vamos mostrar como mudar a perspectiva, quais erros evitar para escolher o melhor lugar para o idoso.

Como escolher a melhor clínica geriátrica?

Antes de considerar fatores mais ligados ao perfil e condições do idoso, é preciso entender os pré-requisitos para escolher um bom lar para seu familiar. Afinal, antes de qualquer coisa, é necessário encontrar um local sério e seguro.

Avalie 7 pontos: 

Licenças: cheque se a clínica geriátrica tem alvará de funcionamento e outras certificações para receber idosos.

Equipe técnica: é preciso haver profissionais qualificados para lidar com as demandas de pessoas na terceira idade. Técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos geriatras são fundamentais. Analise se são colaboradores com formação, a frequência com que estão disponíveis para avaliar o idoso. Um erro muito comum é ter um médico psiquiatra em vez de um médico geriatra, o especialista mais recomendado para cuidar de idosos.

Atendimento de emergência: intercorrências podem acontecer com qualquer pessoa. Por isso, é essencial certificar-se como é a conduta nesses casos. Como são os convênios com hospitais, serviços de atendimento de urgência e outros? O que os profissionais da casa fazem? O familiar é chamado para acompanhar?

Individualidade: a geriatria será o novo lar do idoso e é preciso que ele se sinta em casaEles precisam ter o seu cantinho, objetos como o próprio travesseiro, o guarda-roupa, mesa de cabeceira e outros.

Higiene: lar de idosos não é hospital, mas é um ambiente de cuidados específicos com a saúde. Por isso, é necessária atenção à higiene. Além desse motivo, um local limpo proporciona maior bem-estar para o idoso.

Normas de visitação: visitas livres, sem dias e horários pré-determinados, sinalizam que a instituição não tem o que esconder. Também torna mais fácil organizar as idas ao local. A frequência ajuda o idoso a se sentir amado e não abandonado.

Liberdade social: o idoso estar em uma residência assistida não significa que ele vai estar sempre na instituição. É importante continuar a incluí-lo nas reuniões familiares e passeios, se possível. Para isso, é preciso que o lar conceda liberdade social.

 

Avalie o gestor da clínica geriátrica

Um indicativo que o local é bom é ter à frente um bom administrador, com conhecimento e experiência em residências assistidas. Verificar as credenciais, como tempo de atuação no setor e funções anteriores ajudam a escolher uma clínica geriátrica séria. O ideal é que o gestor tenha formação na área da saúde.

Durante as conversas, antes de fechar contrato, avalie como são transmitidas as informações pelo gestor. É possível perceber se ele domina ou se é um aventureiro em um segmento que inspira tantos cuidados.

Grau de dependência e perfil

O familiar sempre age a procura do melhor para o idoso. Porém, para isso é necessário avaliá-lo de maneira realista. “Às vezes, falta clareza sobre o grau de dependência da pessoa. Por isso, quem procura pelo lar leva em consideração o que gostaria para si se a moradia fosse para ele, sem analisar as verdadeiras necessidades do idoso”.

As pessoas não agem por mal, são guiadas pelo inconsciente e para ficar em paz com suas decisões.

“Prometem não institucionalizar o idoso quando ele ainda estava mais independente. A promessa limita e dificulta a decisão do familiar/cuidador no que diz respeito a trazê-lo para a residência assistida”.

]]>
Hello world! https://vidareviverlarparaidosos.com/hello-world/ https://vidareviverlarparaidosos.com/hello-world/#comments Wed, 30 Oct 2024 20:59:14 +0000 https://vidareviverlarparaidosos.com/?p=1 Welcome to WordPress. This is your first post. Edit or delete it, then start writing!

]]>
https://vidareviverlarparaidosos.com/hello-world/feed/ 1